4 PASSOS DE OURO PARA IMPLANTAÇÃO DE UMA GESTÃO DE RECEBÍVEIS RENTÁVEL

8/2/2021
10:03

O ato de cobrar é um grande desafio para muitas empresas e isso pode se dar por diversos motivos, seja pelo grande número de clientes inadimplentes ou, até mesmo, por esse processo não ser feito da maneira correta. Uma queixa bastante comum é de que a cobrança é realizada, porém os resultados acabam não correspondendo às expectativas e trazendo resultados efetivos. A sua empresa já passou por essa situação? 

 

O fato é que, independente das dificuldades, a cobrança deve continuar sendo feita, já que se faz extremamente necessária na gestão financeira de qualquer empresa, pois quanto mais clientes inadimplentes, mais prejuízos a empresa poderá ter no seu caixa.

 

Diante disso, preparamos 4 passos de ouro para a implantação de uma gestão de recebíveis rentável. Assim, você poderá identificar onde está errando e pontos de melhorias a serem aplicados no seu negócio. Confira! 

 

1. Tenha uma equipe bem treinada e preparada para desafios

Esse é, com certeza, um dos pontos mais importantes para obter resultados de sucesso. Colaboradores preparados e engajados em bater as metas estabelecidas influenciam diretamente nos resultados da operação de cobrança. Por isso, procure investir em treinamento para que toda a equipe envolvida esteja preparada para enfrentar todos os desafios do processo de cobrança.   

 

2.Tenha uma boa régua de cobrança 

A régua é uma representação visual da sua estratégia de cobrança. Ela irá te ajudar a organizar de forma prática todo o processo, trazendo a sequência de passos aplicados no momento de cobrar o cliente inadimplente. Dessa forma, a régua não precisa ter muitos passos, mas passos efetivos que sejam executados corretamente. Entenda qual régua de cobrança melhor se encaixa no seu modelo de negócio e busque executá-la de forma efetiva. Você pode conferir um modelo de régua de cobrança clicando aqui.

 

3.Automatize os processos

Para obter resultados mais positivos, as empresas precisam aprender, por várias vezes, tomar uma postura mais ativa no processo de cobrança, evitando, assim, atrasos dos pagamentos ou grandes prejuízos. Porém isso acaba demandando muito tempo dos colaboradores já muito atarefados. Através de ferramentas de automação, como a RPA (Robotic Process Automation), é possível automatizar ferramentas de cobrança, notificando os clientes por WhatsApp, SMS, e-mail ou por meio de agentes virtuais antes e depois do vencimento, além de efetuar cobranças para recuperar os pagamentos atrasados. 

 

4.Esteja atento aos indicadores de resultados 

Acompanhar e avaliar os seus indicadores te ajudará a gerenciar tudo o que precisa e, dessa forma, você conseguirá identificar fraquezas e oportunidades para investir em novas tecnologias e estratégias para alavancar resultados. Não esqueça de determinar métricas específicas a serem avaliadas, pois, assim, você não ficará perdido no meio deste processo.   



 

A Meireles e Freitas oferece soluções para que o seu processo de cobrança seja positivo, desde a análise das carteiras e perfis de inadimplentes, até a comunicação com o cliente através de canais de comunicação efetivos. Invista nessas soluções agora mesmo e entre em contato conosco através do telefone e whatsapp: (85) 99778.0071, ou pelo email: taynarocha@meirelesefreitas.com.br