5 AÇÕES EFETIVAS PARA EVITAR O ROMPIMENTO DO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE

22/9/2020
01:14

5 AÇÕES EFETIVAS PARA EVITAR O ROMPIMENTO DO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE

Quando a empresa se vê em meio a uma inadimplência com curva ascendente muitas ideias passam pela equipe de recuperação, e dentre elas a pior de todas: cortar o relacionamento com o cliente e levar a situação para o jurídico. Mesmo sendo compreensível em certos casos, é fato que as empresas sempre perdem quando rompem o relacionamento com o cliente. Isso por que quando a situação sai das mãos da equipe de recuperação e negociação torna-se muito mais difícil daquela inadimplência ser quitada a curto prazo. O que antes já era complicado, agora então que a situação fica crítica.

 

Com o momento em que vivemos muitas empresas se veem nesse cenário mas se destacam aquelas que, apesar de viverem uma situação semelhante, encontram uma forma de não romper totalmente esse relacionamento. Neste conteúdo você encontra algumas formas de fazer esse tipo de ações com seus clientes, dando mais uma chance a esse relacionamento empresa-cliente, abrindo mais portas para as renegociações.

 

  1. DIÁLOGO

 

Primeiro e mais importante de todos: estar aberto a ouvir o cliente. Sem isso não existe relacionamento efetivo com o outro lado da moeda. é preciso disponibilizar canais de diálogo sejam analógicos ou digitais, para que através deles o cliente tenha acesso rápido para expor sua situação e buscar a regularização dos seus débitos.

 

 

  1. DESCONTO POR FAIXA DE ATRASO

 

Se antecipar! Essa é uma dica preciosa. Se sabemos que um volume maior de inadimplentes está chegando e que teremos que cobrá-los, então melhor já deixar prontos descontos pré-estabelecidos para que esse contato já seja agilizado, podendo ser automatizado por robôs que disponibilizam os descontos pré-estabelecidos com base no tempo e tamanho da dívida do cliente.

 

  1. PLATAFORMAS DIGITAIS

 

Quanto mais formas você tiver de se comunicar, negociar e receber os pagamentos do seu cliente, melhor. Se além do atendimento tradicional, você une portais, robôs e semelhantes, mais prático fica para o cliente chegar ao desconto e ao pagamento. Se ele pode fazer isso de casa influencia demais no retorno.

  1. FEIRÕES

 

Uma modalidade prática e com muita adesão ainda são os feirões de regularização de débitos. Já pensou num só dia vc regular uma expressiva porcentagem das suas dívidas? Mesmo que pelo valor mais acessível pro cliente, receber esse montante de uma vez facilita muito para a empresa.

 

  1. AÇÕES DE MARKETING

 

Combinar ações digitais também é fundamental para que o cliente esteja atento a progressão da sua dívida e das formas que ele pode quitar isso. Ou seja, ele precisa estar em contato constantemente se não ele mesmo acaba esquecendo a dívida. Agregar SMS, e-mail, WhatsApp, Telegram, redes sociais… Cada perfil tem diversas possibilidades e um bom estudos de dados é essencial para criar essas estratégias.

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