COMO POTENCIALIZAR O PRIMEIRO TRIMESTRE DO ANO PARA O PLANEJAMENTO FINANCEIRO DE 2021

15/1/2021
11:45

Não é segredo para ninguém que ainda estamos enfrentando uma grande crise econômica devido a pandemia ocasionada pelo coronavírus. Em um ano, o Brasil perdeu 12 milhões de postos de trabalho, atingindo recorde na taxa de desemprego, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em consequência disso, o número de brasileiros inadimplentes também cresceu e, evidentemente, isso afeta de modo direto a saúde financeira das empresas, que precisam encontrar formas de enfrentarem essa situação adversa e se manterem estáveis no mercado. 

 

O planejamento financeiro é uma maneira de estar preparado para as possibilidades e para reduzir riscos. Conseguir diminuir o impacto da crise na saúde financeira de uma empresa não é uma tarefa simples, mas com um planejamento financeiro inteligente, com certeza isso será possível. Afinal, traçar metas e criar estratégias que te ajudem a estar pronto para adversidades é a chave para o sucesso de qualquer negócio e nada melhor do que começar o ano pensando nisso, não é? 

 

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para que você inicie o planejamento financeiro do seu negócio para 2021 e dê mais um passo na sua jornada de sucesso! Vamos lá?  

 

AVALIE SEU ÚLTIMO ANO 

Sabemos que 2020 não foi um ano fácil e você pode não ter conquistado os resultados que gostaria devido a todas as circunstâncias atípicas que enfrentamos, porém ainda assim é necessário fazer essa avaliação, pois pode render análises bem interessantes.

 

Observe quais foram os seus pontos de fraqueza, avalie os seus gastos fixos, onde estão os custos mais altos e se houveram gastos desnecessários. Dessa forma, você poderá tentar reduzir ou, até mesmo, cortar custos. É importante frisar que você não deve se ater apenas às fraquezas, mas também avaliar os pontos fortes do ano que passou, como produtos e serviços que geraram bons resultados para, assim, continuar investindo neles. 

 

Em relação a estabilidade do fluxo de caixa da sua empresa, é interessante ter o controle do número de clientes inadimplentes, bem como traçar o perfil dos devedores para criar e investir em estratégias de cobrança eficientes. Você pode conferir um passo a passo para melhorar o fluxo de caixa através de tecnologias de cobrança clicando aqui

 

ESTABELEÇA METAS 

É totalmente inviável fazer um planejamento financeiro sem definir metas, pois serão elas que guiarão suas tomadas de decisão ao longo do processo para onde você quer chegar. 

 

De acordo com o seu orçamento, você poderá definir quanto você espera lucrar em um ano, por exemplo. Já traçando uma expectativa de arrecadação, você poderá definir quanto investir em cada área. Porém, é importante que essas metas sejam reais e possíveis de realizar, observando sempre como está o mercado e como o seu negócio está inserido nele. 

 

INVISTA EM UMA ASSESSORIA DE COBRANÇA 

Você pode se perguntar agora qual a importância de considerar investir em uma assessoria de cobrança durante o seu planejamento financeiro. A resposta é simples: a assessoria de cobrança irá ajudar a entender melhor esse panorama do déficit causado por atrasos de pagamento, dívidas recentes e dívidas mais antigas, além de saber lidar da melhor forma com o cliente inadimplente. 

 

Esse suporte se faz ainda mais importante neste ano, já que, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a taxa de brasileiros endividados chegou a 66.3% em dezembro de 2020. Assim, investindo em uma assessoria de cobrança efetiva e, até mesmo, em soluções de cobrança digital, que hoje é acessível financeiramente com a utilização de robôs e tecnologia de reconhecimento de voz, por exemplo, as chances de alcançar resultados extremamente satisfatórios são mais altas. 

 

Dessa forma, a saúde financeira da empresa tende a melhorar, já que todos esses fatores contribuem diretamente para um fluxo de caixa estável e para a sobrevivência a longo prazo da organização. 

 

A Meireles e Freitas oferece soluções para que o seu processo de negociação de cobrança seja positivo, desde a análise das carteiras e perfis de inadimplentes, até a comunicação com o cliente através de canais de comunicação efetivos. Invista nessas soluções agora mesmo e entre em contato conosco através do telefone e whatsapp: (85) 99778.0071, ou pelo email: taynarocha@meirelesefreitas.com.br