FATURA DIGITAL: ENTENDA MAIS SOBRE ESSA PRÁTICA E SEUS BENEFÍCIOS PARA A SUA EMPRESA

4/2/2021
11:13

Com o surgimento da cobrança 4.0 e, consequentemente, o domínio cada vez maior dos meios digitais, as informações através de vias impressas parecem se tornar obsoletas no cenário atual em que estamos inseridos. Agora, a preferência, tanto das empresas como dos seus clientes, é manter a maior parte das informações em ambientes virtuais.  

 

Um exemplo claro disso é a fatura digital, instrumento que traz bastante facilidade e rapidez no pagamento de contas. Por isso, a seguir, esclarecemos como a fatura digital funciona e te apresentaremos os diversos benefícios que ela oferece, tanto para quem irá receber o pagamento, quanto para quem irá pagar.  

 

Entenda o que é a fatura digital

A fatura digital é uma excelente opção para empresas que querem extinguir o uso do papel em seus documentos de cobrança. Também conhecida como fatura verde, ela traz consigo o valor da responsabilidade ambiental, além de oferecer mais facilidade para os clientes, já que ela possui o mesmo formato e as mesmas informações que a versão impressa e pode ser entregue através de diversos meios digitais, como e-mail, SMS ou, até mesmo, WhatsApp. 

 

Uma opção bastante interessante para as empresas que desejam expandir a adesão da versão digital da fatura é oferecer benefícios adicionais, como descontos, para os clientes que optem por utilizar esse meio de pagamento. Muitas empresas já utilizam essa estratégia que traz um resultado bastante positivo. 

 

Principais vantagens da fatura digital

1.Redução de custos:

A impressão de documentos físicos e o envio ao destinatário pelos correios acabam gerando custos, na maioria das vezes, bem altos. Com a adoção da fatura digital, as empresas conseguem reduzir cerca de 70% dos custos com comunicação, resultando na possível prática de valores mais atrativos para o consumidor final. Positivo para a empresa e para o cliente. 

 

2.Evita atraso na entrega 

Contratempos como greve dos correios, atrasos na transportadora ou extravio estão sujeitos a acontecer e isso pode implicar no atraso do pagamento das contas e gerando multas e juros, além de dores de cabeça no momento da cobrança. 

Com a fatura digital isso não acontece. O cliente poderá consultar imediatamente a sua fatura, além de que, precisando consultar posteriormente, ele terá acesso ao documento em sua caixa de e-mail ou mensagens.

3.Redução da inadimplência

Todas as vantagens citadas anteriormente resultam em uma significativa redução da inadimplência. A utilização de plataformas digitais reduz as possibilidades de esquecimento, atrasos ou perda do documento, situações que geram atraso no pagamento e, consequentemente, levam à inadimplência. 

 

Além disso, associar essa ferramenta a um portal de pagamento irá facilitar ainda mais a vida do cliente e te ajudar a melhorar o seu fluxo de caixa. 

 

A Meireles e Freitas, por exemplo, oferece a solução digital de pagamentos MFPay, ferramenta que dispõe de uma plataforma mobile para operações ativas, um portal desktop para operações receptivas, além do portal promoter para operações de vendas diretas. O MFPay também possui uma plataforma de negociações de dívidas, onde o usuário tem acesso, a partir do cadastramento do seu CPF, a descontos previamente estabelecidos, possibilitando que os clientes consigam resolver a dívida de maneira mais rápida, acessando as condições pelo celular para verificar todas as formas de pagamento que a empresa oferece. 

 

Sabemos que o processo de cobrança de clientes devedores é sempre um desafio, mas conhecer e investir em tecnologias que te ajudem a proporcionar facilidade para os clientes podem, sim, te ajudar  a alcançar os resultados positivos desejados. Para conhecer mais soluções tecnológicas para cobrança, entre em contato conosco através do telefone e whatsapp: (85) 99778.0071, ou pelo email: taynarocha@meirelesefreitas.com.br