20.02.2018

GESTÃO DE RECEBÍVEIS NO SETOR DE UTILITIES: ENERGIA QUE FAZ A DIFERENÇA

    O setor de utilities no Brasil (que integra água, gás e luz), nos últimos anos tem ocupado o segundo lugar no ranking do Serasa Experian, com o maior número de inadimplentes no Brasil, registrando mais de 17% do total de débitos no Brasil. Esse cenário tem levado as empresas do segmento a buscarem novas formas de reduzir esse percentual, procurando parcerias com experiência em recuperação de crédito para oferecer, junto aos devedores, negociações efetivas.

 

    Um exemplo de empresa que investe em operações de recuperação de crédito é a Eletropaulo, companhia que distribui a maior quantidade de energia no país, presente na capital de São Paulo e de 23 municípios do estado. Uma parceira para realização desse serviço é a Meireles e Freitas Cobrança Digital, que está promovendo retornos de alto nível, contribuindo de forma assertiva para o aumento na efetividade da recuperação de crédito da empresa. “Uma das características para a recuperação ser efetiva nesse segmento são as análises estatísticas dos inadimplentes, segmentando-os em públicos de acordo com os perfis de comportamento, os quais devem receber estratégias de cobranças diferenciadas, com assertividade e inovação nos canais de contato.” - explica Estácio Silva, Gerente Geral da Meireles e Freitas.

 

    Com experiência em cobrança no setor de utilities há mais de 20 anos e abrangência em todo o Brasil, a Meireles e Freitas possui grandes clientes que, através da qualidade nos resultados apresentados, têm acreditado em seu modelo de negócio. Em fevereiro, a empresa superou as expectativas mais uma vez, mostrando que foco e serviço de excelência fazem parte da rotina do negócio. “Entre as 8 empresas de Gestão de Recebíveis parceiras da Eletropaulo, a Meireles e Freitas Cobrança Digital conquistou o primeiro lugar no ranking geral, sendo destaque em todas as faixas de atraso, desde a de 30 a 60 dias à de mais de 180” - Explicou Estácio Silva.

 

    Estácio Silva explica como alcançar números tão significativos: “Além de investir em tecnologia e inteligência operacional, investe em pessoas. Por isso, ao mesmo tempo que a empresa dispõe de tecnologia de ponta, com plataformas digitais, diversos canais de negociação e alta capacidade analítica, também conta com uma equipe motivada e alinhadas às metas e resultados efetivos, os quais colaboram para que a Meireles e Freitas se destaque no segmento de gestão de recebíveis como uma empresa séria e com alto índice de retorno”.

 

    Para as companhias que atuam no setor de utilities, ter uma assessoria de cobrança que permite customizações de acordo com as características de cada cliente, experiência das melhores estratégias para o segmento e canais digitais inovadores, aliados à inteligência operacional, é um grande diferencial para que possam aumentar os índices de recuperação de crédito e reduzir a carteira de inadimplentes, o que reflete no aumento de receita.