Gestores Contam suas Histórias: Patrícia Castro

1/3/2019
10:04

     O Programa Gestores Contam suas Histórias tem o objetivo de reconhecer a história de sucesso nos nossos Gestores e divulgá-la como forma de inspirar os demais colaboradores. Em fevereiro, entrevistamos a nossa Coordenadora de Gestão de Pessoas, Patrícia Castro. Conheça essa incrível trilha de carreira, repleta de desafios e conquistas! 

     "Sou natural da cidade São Benedito, que fica a cerca de 7 horas de viagem de Fortaleza e eu vim para cá há 10 anos. Não conhecia ninguém aqui, o que exigiu de mim muita coragem para superar os desafios. Vim porque recebi uma bolsa para cursar Psicologia, que era meu sonho desde os 13 anos. Ainda que eu não conhecesse nenhuma referência na área, sentia em meu coração que era a carreira que eu queria para a minha vida.

     Larguei a vida no interior para começar tudo do zero em Fortaleza. Deixei o meu emprego e abracei uma nova realidade que envolvia passar mais tempo longe dos amigos e família. Decidi correr atrás do meu sonho. Os primeiros meses foram bem difíceis, pois naquela época não haviam as facilidades que temos hoje para encontrar emprego. Haviam menos recursos tecnológicos e o fato de eu não conhecer absolutamente nada na cidade tornava tudo bem mais desafiador. E eu, definitivamente, precisava trabalhar.

     Comecei a trabalhar como aprendiz em uma clínica. Lá fiquei durante 10 meses quando recebi o convite para ser efetivada. Mas como eu não estava atuando na minha área área, optei por continuar sendo jovem aprendiz e, em paralelo, buscar por uma oportunidade na área Psicologia. Desde o início, essa era a minha preocupação, me inserir na área. Cerca de 2 a 3 meses depois, participei de uma seleção e fui aprovada para uma vaga de estagiário(a) de Psicologia em uma rede de supermercados bem conhecida aqui. Foi um momento de grande aprendizado, no qual pude crescer muito, pois tive a oportunidade de passar por todas as áreas do RH.  

     Fiquei 1 ano e 3 meses como estagiária e depois fui efetivada graças à uma oportunidade que surgiu e eu agarrei. Já conhecia todo o negócio e todas as pessoas já me conheciam e viam o quanto eu me esforçava. Quando percebi a oportunidade de subir mais um degrau em minha carreira, corri atrás e me tornei a primeira Assistente de RH dessa rede de supermercados. Minha preocupação antes era estagiar na área, quando consegui isso, veio outra preocupação: a de não chegar no último ano da faculdade sem um emprego. Isso fez com que eu sempre me dedicasse e minha gerente percebendo isso reconheceu o meu trabalho.

     Depois de 1 ano e 7 meses atuando na função, eu senti a necessidade de ter outras experiências, já que toda a experiência que eu havia adquirido na área, tinha sido ali. Tentei um processo seletivo para Analista de Recrutamento e Seleção em uma empresa de consultoria de RH e fui aprovada. Era uma vaga temporária, mas eu sabia que durante o período que eu passasse lá, alguma oportunidade iria surgir, pois estava disposta a dar o melhor de mim. E realmente consegui uma vaga efetiva, atuando com um volume muito maior de seleções e ficando responsável pelos processos seletivos dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão. Foi um período intenso em que aprendi muito. E, saindo de lá, vim para cá.

     Uma amiga me avisou sobre um processo seletivo que estava ocorrendo aqui e me perguntou se eu não gostaria de participar. Havia um tempo em que estava trabalhando apenas com seleções e eu sentia desejo de atuar também com os outros subsistemas. E assim eu vim participar da seleção, fui aprovada e iniciei em abril de 2014. A conexão com a minha Gestora (Bruna Freitas) foi de imediato.  Têm alguns momentos na vida em que a gente se conecta com as pessoas e que realmente é para ser. Esse foi um deles. Cheguei na Meireles e Freitas como Analista de Gestão de Pessoas e fomos desenvolvendo muitas coisas. Entrei em um período em que a empresa estava crescendo e uma nova operação estava iniciando. Estávamos em um momento bem diferente de hoje e, quando eu olho para trás, vejo o tanto de coisas que nós construímos. A Bruna havia chegado no ano anterior, e eu cheguei no mesmo ano que a Lívia Schramm (Gerente de Marketing) e as coisas passaram a se encaixar mais, pois nós tínhamos uma forma de pensar muito parecida, além da bagagem que trouxemos por meio das nossas trajetórias profissionais e da cultura GPTW, que trouxemos por meio das experiências adquiridas nas empresas que havíamos passado, então casou muito bem. De lá para cá, já são quase 5 anos e muita coisa aconteceu, as empresas cresceram muito, foi muito trabalho, e consequentemente muitas conquistas.

     Em setembro de 2015, fui promovida para Coordenadora de Gestão de Pessoas. Eu sempre quis chegar a esse cargo, porque a tendência quando estamos desenvolvendo a nossa carreira é pensar nos degraus que queremos alcançar. Naquela época eu não sentia que seria aqui pois as empresas não tinham a proporção que têm hoje e eu acho que eu também não me sentia tão preparada assim, mas uma característica muito forte da nossa empresa é a de acreditar muito nas pessoas, de dar desafios e de reconhecer o trabalho desenvolvido. Aos poucos, fui percebendo que havia a possibilidade de crescer.

     De lá para cá tive muito crescimento e evoluções dentro do cargo de coordenação. Olhando para trás, fico imaginando o quanto crescemos, quantas pessoas chegaram, outras se foram. E eu entendo que as que estão hoje são as que realmente possuem uma identificação muito forte com a empresa. Falo por mim, mas sei que é o sentimento da maioria das pessoas que trabalham aqui, fazer com que a empresa cresça, assumir o negócio como sendo nosso e acreditando que ainda há muito mais crescimento por vir.

     O dia a dia aqui é sempre permeado de um desejo enorme por crescimento. Ver as ideias que estavam apenas em nossas cabeças se materializando, ver as pessoas se desenvolvendo, alcançando seus objetivos é muito gratificante. Os dias mais felizes são os que temos histórias de sucesso para contar, pois a sensação é que o sucesso da empresa se reafirmava à medida em que reconhecemos as histórias de sucesso dos nossos colaboradores".