O IMPACTO DO FIM DO AUXÍLIO EMERGENCIAL NA INADIMPLÊNCIA: SAIBA COMO PREPARAR SUA EMPRESA

5/2/2021
11:05

O ano de 2020 foi completamente atípico e cercado de muitos desafios devido à crise do novo coronavírus. Tanto a população em geral, quanto as empresas tiveram que encontrar maneiras de se adaptarem e enfrentarem este momento da melhor maneira possível, afinal, fatores como o desemprego e, consequentemente, a diminuição de renda acabaram afetando uma parte da população e a economia como um todo. 

 

O auxílio emergencial, ação de transferência de renda promovida pelo governo e implementada para amenizar os impactos da pandemia, refletiu positivamente na contenção da inadimplência, ainda que alta devido ao momento que vivemos. Porém, o auxílio está prestes a acabar e, segundo especialistas do setor bancário, isso deve refletir em uma alta da inadimplência a partir de abril deste ano. 

 

Como já falamos diversas vezes por aqui, quanto mais clientes inadimplentes, mais prejuízos a empresa poderá ter na sua gestão financeira e com o aumento no número de casos de infectados pelo vírus e a questão da vacinação ainda muito incerta, o cenário econômico atual ainda é instável. Por isso, as empresas precisam estar preparadas para enfrentar esse momento de provável aumento da inadimplência, para que isso não se reflita negativamente na saúde financeira dos negócios.

 

COMO ESTAR PREPARADO? 

Você pode estar se perguntando agora como se preparar para esse momento sem grandes prejuízos. Bom, as assessorias de cobrança e recuperação de crédito possuem, com certeza, um papel fundamental nesse momento. Muitas organizações possuem uma grande carteira de devedores e ainda executam a cobrança apenas em faixas altas de atraso, sem ações preventivas e sem um contato digital. Empresas em situações semelhantes claramente precisam de um auxílio de cobrança especializado.  

 

Além disso, também é importante destacar que, com o avanço da tecnologia em estudo do comportamento de mercado, traçar estratégias de negociação e facilitação do pagamento ficou bem mais simples. Assim, percebemos a importância de investir em ferramentas de cobrança digital. 

 

A cobrança digital consiste na utilização de ferramentas digitais durante o processo de cobrança, com o objetivo de torná-lo mais rápido e assertivo. É importante deixar claro que por utilizar ferramentas digitais, não significa que obrigatoriamente irá haver uma automação total do processo, apesar de que torná-lo automatizado acaba se tornando um grande diferencial das assessorias, mas a ideia é oferecer diferentes possibilidades para o consumidor e acelerar passos, como o envio automático de boletos e faturas.

 

Assim, o acesso do cliente inadimplente às flexibilizações de suas dívidas se torna muito mais fácil. Quem antes precisava se deslocar a bancos ou lotéricas com boleto em punhos, hoje, com um link enviado via SMS, e-mail ou WhatsApp, pode acessar um portal virtual com possibilidade de quitação e, até mesmo, de negociações em tempo real.

A Meireles e Freitas é especialista em cobrança digital, com mais de 40 anos de atuação no mercado de recuperação de recebíveis, e possui diversas ferramentas digitais que trabalham sincronizadas trazendo resultados extremamente positivos. Invista nessas soluções agora mesmo e entre em contato conosco através do telefone e whatsapp: (85) 99778.0071, ou pelo email: taynarocha@meirelesefreitas.com.br