PRÁTICAS EFETIVAS DE COBRANÇA PARA REDUZIR A INADIMPLÊNCIA E MANTER UM BOM RELACIONAMENTO COM O CLIENTE

7/12/2020
09:50

Realizar a cobrança de clientes nem sempre é algo fácil e confortável de se fazer, não é? Afinal de contas, uma cobrança feita da maneira errada pode desgastar ou, até mesmo, acabar com o relacionamento com o consumidor. Contudo, o ato da cobrança se faz necessário na rotina de qualquer empresa, pois quanto mais clientes inadimplentes, mais prejuízos a empresa poderá ter na sua gestão financeira. 

O fato é que existem algumas técnicas simples e eficazes no momento da ação da cobrança, tanto para evitar a inadimplência, como para manter uma boa relação com o cliente, oferecendo soluções eficientes para a recuperação do crédito e melhorando a gestão de recebíveis da empresa. 

A seguir, te mostraremos algumas dessas boas práticas que irão ajudar a realizar a sua cobrança corretamente, sem grandes dores de cabeça. 

 

1.COBRANÇA PREVENTIVA 

Essa técnica pode parecer óbvia, porém influencia diretamente na redução da inadimplência, pois o contato prévio diminui consideravelmente as chances do cliente atrasar o pagamento. Além disso, se tratando de relacionamento, a pré-cobrança é uma excelente opção, visto que, por ser vista apenas como um lembrete, não gera constrangimento ou desconforto, servindo também como uma forma da empresa demonstrar interesse em ajudar o cliente. 

Para esse tipo de cobrança, é interessante investir em soluções tecnológicas para obter um resultado ainda mais efetivo, como o envio mensagens de lembretes do pagamento através de SMS e E-mail. Outra excelente opção é a utilização dos Agentes Virtuais, robôs capazes de entrar em contato com o cliente e fazer, desde a cobrança preventiva, até negociações mais inteligentes. Assim, as chances de um contato de sucesso com o cliente são maiores, sem falar da facilidade que os agentes virtuais oferecem tanto para a empresa, como para o cliente.  

 

2.NÃO CONSTRANJA O CLIENTE DEVEDOR

Esse é um ponto crucial, pois se a cobrança for feita de forma amigável, você poderá resolver a situação sem precisar ir à justiça, evitando o rompimento do relacionamento com o cliente. É importante lembrar que o consumidor deve ser sempre bem tratado, mesmo se ele estiver inadimplente. Entre em contato e veja se há alguma previsão de pagamento, se a resposta for positiva é interessante conceder um prazo maior para ele. Isso evitará constrangimentos, além de deixar o cliente satisfeito. 

 

3.PROCURE SEMPRE NEGOCIAR 

É importante entender que esse não é o momento de brigar para mostrar quem tem razão, mas, muitas vezes, será necessário abrir mão, demonstrando que o principal intuito é negociar para resolver o problema de ambas as partes. Esteja preparado para um bom diálogo e para propor soluções durante a negociação.  

 

4.OFEREÇA CANAIS QUE FACILITEM O PAGAMENTO

Se o índice de inadimplência está alto, uma maneira de melhorar este problema é disponibilizar canais que facilitem o pagamento, pois muitas vezes o cliente pode acabar atrasando uma parcela por não haver facilidade nas formas oferecidas pela empresa. Coloque-se no lugar do cliente para descobrir o que pode facilitar essa prática. 

A Meireles e Freitas possui a solução digital de pagamentos MFPay, ferramenta que dispõe de uma plataforma mobile para operações ativas, um portal desktop para operações receptivas, além do portal promoter para operações de vendas diretas. O MFPay também possui uma plataforma de negociações de dívidas, onde o usuário tem acesso, a partir do cadastramento do seu CPF, a descontos previamente estabelecidos, possibilitando que os clientes consigam resolver a dívida de maneira mais rápida, acessando as condições pelo celular para verificar todas as formas de pagamento que a empresa oferece. 


 

                                                   


 

5.OFEREÇA INCENTIVOS PARA PAGAMENTOS EM DIA

Outra prática interessante para reduzir a inadimplência é oferecer benefícios para os bons pagadores, como uma forma de incentivo e de fortalecer o relacionamento com o cliente. Você pode oferecer descontos especiais, exclusividades e, até mesmo, prêmios para motivá-los a manter os prazos de pagamento sempre em dia. 

 

A Meireles e Freitas oferece soluções para que o seu processo de negociação de cobrança seja positivo, desde a análise das carteiras e perfis de inadimplentes, até a comunicação com o cliente através de canais de comunicação efetivos. Invista nessas soluções agora mesmo e entre em contato conosco através do telefone e whatsapp: (85) 99778.0071, ou pelo email: taynarocha@meirelesefreitas.com.br